Cuidado quando for preparar um queijo e vinho em sua casa ou com seus amigos, escolhas incorretas podem fazer de sua reunião um desastre gastronomico.Sirva os queijos em tábuas sem cortá-los, mas cada um deve ter sua faca para não cambiar sabores e aromas.Coloque pratos, garfos e facas de sobremesa para os convivas.Escolha pelo menos seis tipos de queijo que devem seguir a ordem dos mais suaves aos mais picantes; 100gr por convidado.
Maçãs vermelhas, verdes, uvas e peras são ótimos acompanhamentos para os queijos assim como grissinis, pão tipo italiano, alemão e de grãos integrais sempre servidos inteiros.Elementos picantes como cebola em conserva, alho assado, manteigas aromatizadas são bem vindos.
A escolhas dos vinhos pode parecer fácil, mas não se engane, esse é o momento mais perigoso e delicado, ambos possuem características conflitantes.Queijo, em geral, é gorduroso e de sabor forte, podendo deixar o vinho amargo ou simplesmente encobrir o sabor do vinho.
Parmesão combina com vinhos mais tânicos.Roquefort, gorgonzola e stilton ficam deliciosos com vinhos adocicados.Mascarpone e mussarela casam bem com vinhos brancos leves.Emmental e gruyère combinam com tintos suaves de pouco tanino.
Para ficar mais didático e atrativo na montagem de sua mesa, coloque bandeiras com os nomes e o país de origem nos queijos para identificá-los.Se você seguir essas regras básicas com certeza sua reunião será um sucesso.